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Colaboradores e Empresários Turismo

Flyer: AIEV_CTP

Para empresas com atividade no âmbito do turismo (como por exemplo: restauração, hotelaria, agências de viagens, transportes turísticos, etc), o projeto de formação-ação “Melhor Turismo 2020”, da responsabilidade do Organismo Intermédio da CTP, é co-financiado pelo Fundo Social Europeu e enquadra-se no Eixo III – Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Emprego, na modalidade de Projectos Conjuntos, do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME, do COMPETE 2020, e permite que, para além do apoio do consultor, os trabalhadores participem em formação ajustada às reais necessidades dos mesmos, de acordo com um diagnóstico elaborado inicialmente entre empresário e consultor.

OBJETIVOS

Os objectivos gerais do Programa, entre outros, são os de aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes com o objectivo de promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes.

O programa visa, em suma, através da sua intervenção nas PME do turismo, modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão; diversificar a oferta e contribuir para a afirmação de Portugal como destino turístico de referência; referenciar Portugal como destino reconhecido pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos.

MODELO DE ORGANIZAÇÃO

O modelo organizativo do Programa de Formação-Acção da CTP prevê a implementação de três Eixos de intervenção:

  • Ciclo de Planeamento: Abordagem orientada para a qualificação das PME e dos seus trabalhadores em domínios de desenvolvimento de competências priorizados pelo exercício prévio de diagnóstico realizado em cada empresa e que, nessa medida, se acolham no plano de acção que orienta o Programa de Formação-Acção específico da empresa.
  • Ciclo de Gestão: Abordagem orientada para a capacitação dos gestores e das equipas de gestão das PME do sector. Neste âmbito, os projectos a apoiar centram-se no desenvolvimento de competências de gestão e, nessa medida, podem ter níveis de aprofundamento diferenciados em função da componente de diagnóstico.
  • Ciclo Temático: Abordagem orientada para a qualificação das PME e dos seus trabalhadores em domínios de desenvolvimento de competências previamente identificados e que se alinham com as prioridades de desenvolvimento do setor.

Metodologia de Intervenção

No âmbito do Programa “Melhor Turismo 2020”, procura-se consolidar o modelo de intervenção dando total centralidade à vertente de desenvolvimento de competências e valorizando a sua contextualização no ambiente de trabalho e na resposta aos problemas identificados. O reforço da integração entre as diferentes dimensões e etapas do processo constitui outro relevante atributo do modelo proposto.

O modelo de formação do Programa “Melhor Turismo 2020” assenta, assim, nas seguintes orientações fundamentais do ponto de vista da estratégia pedagógica:

  • O princípio da estreita articulação entre as vertentes de diagnóstico, de planeamento, de formação e de avaliação;
  • A centralidade da formação em contexto de trabalho;
  • Uma distinção clara entre a formação e a consultoria;
  • A integração entre as dimensões de formação e conselho no contexto de trabalho;
  • A abordagem pelas competências no plano pedagógico, do diagnóstico e da avaliação, valorizando a óptica da resolução de problemas.

Entidade Formadora e Consultora:

MARGEM, F.C.E., LDA. Margem

 

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