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Ficha Técnica(Abaixo)

Para empresas com atividade no âmbito do turismo (como por exemplo: restauração, hotelaria, agências de viagens, transportes turísticos, etc), o projeto de formação-ação “Melhor Turismo 2020”, da responsabilidade do Organismo Intermédio da CTP, é co-financiado pelo Fundo Social Europeu e enquadra-se no Eixo III – Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Emprego, na modalidade de Projectos Conjuntos, do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME, do COMPETE 2020, e permite que, para além do apoio do consultor, os trabalhadores participem em formação ajustada às reais necessidades dos mesmos, de acordo com um diagnóstico elaborado inicialmente entre empresário e consultor.

OBJETIVOS

Os objectivos gerais do Programa, entre outros, são os de aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes com o objectivo de promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes.

O programa visa, em suma, através da sua intervenção nas PME do turismo, modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão; diversificar a oferta e contribuir para a afirmação de Portugal como destino turístico de referência; referenciar Portugal como destino reconhecido pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos.

MODELO DE ORGANIZAÇÃO

O modelo organizativo do Programa de Formação-Acção da CTP prevê a implementação de três Eixos de intervenção:

Metodologia de Intervenção

No âmbito do Programa “Melhor Turismo 2020”, procura-se consolidar o modelo de intervenção dando total centralidade à vertente de desenvolvimento de competências e valorizando a sua contextualização no ambiente de trabalho e na resposta aos problemas identificados. O reforço da integração entre as diferentes dimensões e etapas do processo constitui outro relevante atributo do modelo proposto.

O modelo de formação do Programa “Melhor Turismo 2020” assenta, assim, nas seguintes orientações fundamentais do ponto de vista da estratégia pedagógica:

Ficha Técnica

Designação do projeto: Programa Formação ação PME
N.º projeto: POCI-03-3560-FSE-000267
Objetivo principal: Qualificar PME para reforçar a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado global.
Prioridade de Investimento: 8.5 do Eixo III do domínio da Competitividade e Internacionalização
Entidade Beneficiária: Associação Industrial e Empresarial de Valongo
Data de aprovação: 17/01/2017
Data de início: 13/04/2017
Data de conclusão: 31/12/2018
Custo total elegível: 219321.26
Financiamento Público: 127 768.50€
Temáticas aprovadas:
T1 Ciclo de Planeamento
Objetivo Geral: Melhorar o desempenho organizacional e a capacidade competitiva das PME do setor do turismo através do desenvolvimento de competências em domínios
de problemas especificamente identificados.
Linhas Orientadoras: Intervenção dirigida a empresas que pretendem resolver problemas de gestão, organização e funcionamento, previamente identificados e caracterizados,
através da realização de um diagnóstico. A abordagem proposta centra-se na promoção da eficiência organizativa global, através do reforço das qualificações dos trabalhadores
da empresa, mediante o desenvolvimento dos domínios de intervenção específicos: Gestão Estratégica, Gestão Administrativa e Financeira, Gestão de Equipas de Trabalho,
Marketing e publicidade, Estratégias de internacionalização, Qualidade de serviço na hotelaria, restauração e turismo e Proteção Ambiental.
T2 Ciclo Temático
Objetivo Geral: qualificar as empresas do Turismo dotando-as de competências em áreas criticas/ relevantes para o desenvolvimento, modernização e reforço de
competitividade do setor.
Linhas Orientadoras: contempla o desenvolvimento das competências dos trabalhadores do setor, através da realização de formação teórica e prática que permita reforçar a
sua capacidade em domínios de qualificação considerados críticos. Apoia-se nos exercícios de diagnóstico de âmbito setorial previamente realizados, articulando-os com as
necessidades explicitadas pelas empresas, e privilegia o desenvolvimento dos seguintes domínios de intervenção: Acolhimento e atendimento ao cliente, incluindo a gestão de
reclamações, Controlo de gestão , Marketing e gestão de canais on-line , Negociação e vendas , Segurança e gestão de riscos ,Gestão de aprovisionamentos e relação com
fornecedores, Comunicação em língua estrangeira E Técnicas específicas de prestação de serviço, como por exemplo serviço de restaurante, serviço de bar, cozinha
internacional, produção de doçaria tradicional, orientação de atividades de ar livre, atividades de animação turísticas, serviço de vinhos, etc.
Resultados esperados:
10 PME apoiadas no programa Formação PME
56 Trabalhadores apoiados em ações de formação em contexto empresarial
95% Dos Trabalhadores que se consideram mais aptos para a inovação e gestão após a frequência da formação
95% Das Empresas que implementam planos de mudança organizacional associados à formação no total de empresas

Entidade Formadora e Consultora:

MARGEM, F.C.E., LDA. Margem

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